Actividades desenvolvidas:
- Debate em sala de aula
- Outra
- Passagem de spots (no caso de haver rádio escolar)
- Produção de vídeos (documentário, informação, reportagem, filmagem de peça)
- Publicação de conteúdos
Público Alvo Envolvido:
- 1º Ciclo
- 2º Ciclo
- 3º Ciclo
- Secundário
Síntese da(s) Atividade(s):
Procurámos uma abordagem multinível, cujo foco essencial são os alunos dos Ensino Básico e Secundário:
- Na véspera do dia 11/02 e no dia 12/02: publicação, na página web e nas redes sociais do AGEVC, de diversos conteúdos digitais produzidos pelos Líderes Digitais (a cujo projeto aderimos este ano) e pela Equipa de Desenvolvimento Digital - banner na página web do grupamento e publicações diversas (cartazes e vídeos nas "histórias") nas redes sociais, a apresentar a equipa de Líderes Digitais, as atividades em curso no dia 12/02 e dicas de segurança na internet.
- No dia 12/02, divulgação, através de códigos QR afixados nas salas de aula e em diversos espaços escolares (incluindo os virtuais), da canção criada pelos LD (letra dos alunos e música e interpretação com recurso à IA) no âmbito da segurança / cidadania digital.
- Saliente-se que, no dia 10/02, um dos conteúdos partilhados nas redes sociais foi um teaser para a utilização do código QR de acesso à canção: um breve vídeo realizado por alunos do 9.º ano em que se simula a chegada de alunos à escola e a surpresa ao verem o código QR.
- No primeiro tempo letivo do dia 11/02, reflexão e debate, por cada turma do AGEVC, sobre questões emergentes relativas ao uso da internet e meios digitais; a reflexão/debate será orientado pelos docentes com atividades letivas nesse primeiro tempo letivo e será espeletada pela análise de dois conteúdos digitais previamente enviados a todos: o folheto, destinado a alunos, relativo à Promoção do Bem-estar digital, produzido e divulgado pela Direção-Geral da Educação (DGE), e o folheto "Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência" (https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/).
- No dia 13/02, divulgação "aberta" (sem a mediação do código QR) da canção acima referida, pela Associação de Estudantes, nos intervalos das aulas, através do sistema de som da Escola Secundária de Vouzela e da Escola Básica de Campia.
- Paralelamente, também foram enviados a todos os Docentes e Encarregados de Educação (E.E.) os folhetos, dirigidos a professores e E.E., relativos à Promoção do Bem-estar digital, produzidos e divulgados pela DGE.
- Na véspera do dia 11/02 e no dia 12/02: publicação, na página web e nas redes sociais do AGEVC, de diversos conteúdos digitais produzidos pelos Líderes Digitais (a cujo projeto aderimos este ano) e pela Equipa de Desenvolvimento Digital - banner na página web do grupamento e publicações diversas (cartazes e vídeos nas "histórias") nas redes sociais, a apresentar a equipa de Líderes Digitais, as atividades em curso no dia 12/02 e dicas de segurança na internet.
- No dia 12/02, divulgação, através de códigos QR afixados nas salas de aula e em diversos espaços escolares (incluindo os virtuais), da canção criada pelos LD (letra dos alunos e música e interpretação com recurso à IA) no âmbito da segurança / cidadania digital.
- Saliente-se que, no dia 10/02, um dos conteúdos partilhados nas redes sociais foi um teaser para a utilização do código QR de acesso à canção: um breve vídeo realizado por alunos do 9.º ano em que se simula a chegada de alunos à escola e a surpresa ao verem o código QR.
- No primeiro tempo letivo do dia 11/02, reflexão e debate, por cada turma do AGEVC, sobre questões emergentes relativas ao uso da internet e meios digitais; a reflexão/debate será orientado pelos docentes com atividades letivas nesse primeiro tempo letivo e será espeletada pela análise de dois conteúdos digitais previamente enviados a todos: o folheto, destinado a alunos, relativo à Promoção do Bem-estar digital, produzido e divulgado pela Direção-Geral da Educação (DGE), e o folheto "Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência" (https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/).
- No dia 13/02, divulgação "aberta" (sem a mediação do código QR) da canção acima referida, pela Associação de Estudantes, nos intervalos das aulas, através do sistema de som da Escola Secundária de Vouzela e da Escola Básica de Campia.
- Paralelamente, também foram enviados a todos os Docentes e Encarregados de Educação (E.E.) os folhetos, dirigidos a professores e E.E., relativos à Promoção do Bem-estar digital, produzidos e divulgados pela DGE.
Ficheiro(s):
Mapa: