Qual é o teu perfil de utilizador de telemóvel: saudável, abusivo ou dependente?
Actividades desenvolvidas:
- Debate em sala de aula
- Outra
- Publicação de conteúdos
Público Alvo Envolvido:
- 2º Ciclo
- 3º Ciclo
Síntese da(s) Atividade(s):
Sessões de formação dinamizadas pela Biblioteca Escolar em articulação com Diretores de Turma, representantes dos Encarregados de Educação e Serviços de Psicologia e Orientação. As sessões contemplarão as seguintes atividades:
1. Motivação e diagnóstico
1.1. Visualização orientada do vídeo “Quanto tempo passas no telemóvel?” (RTP Ensina).
1.2. Levantamento do tempo total diário de uso do telemóvel, em função do guia do sistema operativo utilizado (Dispositivo iOS ou Dispositivo Android).
1.3. Diagnóstico do uso do telemóvel pelos alunos através do preenchimento de um questionário online.
1.4. Identificação da frequência de desconforto perante a ausência do telemóvel.
1.5. Registo e tratamento dos resultados para publicação de artigo no boletim das BEMM.
2. Análise dos dados obtidos
2.1. Reflexão sobre os resultados do diagnóstico: saudável versus abusivo versus dependente.
2.2. Clarificação dos conceitos de Phubbing, Nomofobia e Síndrome da Variação Fantasma, mediante exploração orientada por questionamento dos infográficos.
3. Criação de Cartaz
3.1. Constituição dos pares de trabalho, segundo as horas de uso do telemóvel.
3.2. Criação de cartazes de sensibilização para o uso saudável do telemóvel, a partir de um exemplo de Cartaz.
3.3. Difusão da campanha de sensibilização da comunidade educativa.
1. Motivação e diagnóstico
1.1. Visualização orientada do vídeo “Quanto tempo passas no telemóvel?” (RTP Ensina).
1.2. Levantamento do tempo total diário de uso do telemóvel, em função do guia do sistema operativo utilizado (Dispositivo iOS ou Dispositivo Android).
1.3. Diagnóstico do uso do telemóvel pelos alunos através do preenchimento de um questionário online.
1.4. Identificação da frequência de desconforto perante a ausência do telemóvel.
1.5. Registo e tratamento dos resultados para publicação de artigo no boletim das BEMM.
2. Análise dos dados obtidos
2.1. Reflexão sobre os resultados do diagnóstico: saudável versus abusivo versus dependente.
2.2. Clarificação dos conceitos de Phubbing, Nomofobia e Síndrome da Variação Fantasma, mediante exploração orientada por questionamento dos infográficos.
3. Criação de Cartaz
3.1. Constituição dos pares de trabalho, segundo as horas de uso do telemóvel.
3.2. Criação de cartazes de sensibilização para o uso saudável do telemóvel, a partir de um exemplo de Cartaz.
3.3. Difusão da campanha de sensibilização da comunidade educativa.
Ficheiro(s):
Mapa: