Fake News
Actividades desenvolvidas:
- Debate em sala de aula
- Publicação de conteúdos
Público Alvo Envolvido:
- 2º Ciclo
Síntese da(s) Atividade(s):
Introdução da atividade (aula de Português)
• Abordar a notícia e suas características.
Passos da atividade (parte 1 - aula de História e Geografia de Portugal)
• Identificar algumas notícias falsas na História de Portugal (crise de 1383-85 e Sebastianismo)
Passos da atividade (parte 2 - aula de Cidadania e Desenvolvimento)
• Questionar os alunos sobre o conceito de fake news: “Já ouviram falar de fake news?”; “O que sabem sobre o assunto?"; “Como se traduz o termo para português?”; “O que poderá significar o conceito?”; “Para que servem as fake news?”; “Qual o objetivo de quem as publica?”.
• Distribuir a cada aluno uma fotocópia da ficha Media: Fake News (em anexo).
• Solicitar que respondam, às questões 1 e 2 e pedir aos alunos que leiam as suas respostas à turma.
• Organizar a turma em pares para responderem à questão 3.
• Solicitar aos alunos que expliquem oralmente as razões da sua escolha e debater os argumentos de cada par.
• Fazer uma lista que ajude a identificar as fake news, com base no cartaz “Como identificar notícias falsas” (em anexo).
• Visualizar o vídeo “Fake News: Mentiras na Internet e suas consequências” (ver anexo).
• Pedir a escrita de três consequências das fake news.
• Promover um debate sobre o impacto que as fake news podem ter na vida das pessoas e na sociedade. Registar essas conclusões por escrito.
Passos da atividade (parte 3 - aula de TIC)
• Elaborar o cartaz e afixá-lo na sala de aula da turma e na biblioteca da escola.
• Abordar a notícia e suas características.
Passos da atividade (parte 1 - aula de História e Geografia de Portugal)
• Identificar algumas notícias falsas na História de Portugal (crise de 1383-85 e Sebastianismo)
Passos da atividade (parte 2 - aula de Cidadania e Desenvolvimento)
• Questionar os alunos sobre o conceito de fake news: “Já ouviram falar de fake news?”; “O que sabem sobre o assunto?"; “Como se traduz o termo para português?”; “O que poderá significar o conceito?”; “Para que servem as fake news?”; “Qual o objetivo de quem as publica?”.
• Distribuir a cada aluno uma fotocópia da ficha Media: Fake News (em anexo).
• Solicitar que respondam, às questões 1 e 2 e pedir aos alunos que leiam as suas respostas à turma.
• Organizar a turma em pares para responderem à questão 3.
• Solicitar aos alunos que expliquem oralmente as razões da sua escolha e debater os argumentos de cada par.
• Fazer uma lista que ajude a identificar as fake news, com base no cartaz “Como identificar notícias falsas” (em anexo).
• Visualizar o vídeo “Fake News: Mentiras na Internet e suas consequências” (ver anexo).
• Pedir a escrita de três consequências das fake news.
• Promover um debate sobre o impacto que as fake news podem ter na vida das pessoas e na sociedade. Registar essas conclusões por escrito.
Passos da atividade (parte 3 - aula de TIC)
• Elaborar o cartaz e afixá-lo na sala de aula da turma e na biblioteca da escola.
Ficheiro(s):
Mapa: